Ao sair do consultório do oftalmologista sempre surgem muitas dúvidas. Qual o meu tipo de lente? O que significam todos esses números? Como que eu vou escolher a armação que fique confortável para mim?
Felizmente, as óticas estão aí para ajudar, conte com nosso atendimento que com certeza lhe ajudaremos a escolher a melhor opção. Mas como sabemos que a curiosidade fala mais alto, aí vão algumas dicas para considerar:
1. Preste atenção na largura total do óculos
A armação não deve ultrapassar a lateral do rosto nem apertar as têmporas. O tamanho total da frontal é muito mais importante que o tamanho total do aro, então sempre considere também o tamanho da nasal. Lembre-se: somar a largura do aro + tamanho da nasal vai te dar uma ideia do tamanho total do aro.
Armações demasiado grandes costumam ser mais desconfortáveis.
2. Apoio do nariz
As plaquetas (aquelas "narizeiras" que são comuns em armação de metal) podem ser mais desconfortáveis se a armação for demasiado grande ou pesadas. Para pessoas acima de 70 anos, por exemplo, talvez nem sejam recomendadas, pois quando envelhecemos nossa pele fica mais sensível.
De maneira geral, uma armação de acetato bem escolhida e sempre bem ajustada vai ajudar muito no conforto da nasal.
3. Ajuste das hastes
As hastes devem acompanhar a orelha, sem pressionar nem deixar folgado. Para homens, normalmente o tamanho ideal é 145 mm, mas para algumas pessoas, o tipo de haste (para além do tamanho) conta muito! Se for uma haste prensil, um homem com rosto maior veste bem hastes de 140 mm (normalmente é o tipo de hastes que vemos em armações esportivas)
Exemplo de haste que não vestiu bem
4. Sempre visite a ótica para manutenção periódica
Normalmente as pessoas querem ir até a ótica apenas uma vez e usar o óculos até chegar a hora da nova consulta (normalmente quando o óculos quebra, rs). Mas é importantíssimo que você cuide da sua autoimagem e de sua saúde ocular e sempre faça as manutenções periódicas do seu óculos. Com o tempo, a armação vai cedendo e desajustando, então uma visita a ótica deve ser necessária de seis em seis meses pelo menos para que sejam feitos reajustes e manutenções preventivas.
Dessa maneira você vai cuidar da sua autoimagem (não vai estar usando óculos torto e às vezes nem perceber), seu óculos vai durar mais e vai ter muito mais conforto no seu uso diário.
5. Contem sempre com a ótica amiga de sua vizinhança
Viu só como são muitas questões para lembrar? Mas não se preocupe, esse é o trabalho do técnico em ótica e certamente o seu profissional de confiança vai ficar feliz em lhe ajudar. Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato pelo nosso WhatsApp ou visite a Relojoaria e Óptica Carlos aqui em Blumenau.
